Quais as vantagens em obter uma patente?

103701-quais-as-vantagens-em-obter-uma-patente

Quais as vantagens em obter uma patente?

15:41 13 julho in Protegendo sua invenção
0 Comentários

Se você desenvolveu um produto, um processo ou uma nova técnica, com certeza deseja ter exclusividade no seu uso e exploração, não é mesmo? Ou, então, receber pelo uso que outros façam do resultado de sua criação.

Porém, para garantir que sua invenção não seja utilizada por terceiros sem sua autorização, você deve buscar meios de protegê-la. O mesmo se quiser ganhar dinheiro com ela.

Essa proteção significa requerer uma patente, um instrumento de natureza pública que reconhece o direito de propriedade sobre a invenção (um produto ou um processo). Na verdade, não apenas reconhece, mas confere esse direito de exclusividade pelo prazo de 20 anos.

Um invenção patenteada, oferece uma série de benefícios para o seu titular. Acompanhe este post e saiba quais as vantagens da patente!

Competitividade no mercado

A capacidade de geração de negócios de sua empresa no mercado aumenta quando seu portfólio revela a sua organização como titular de invenções patenteadas. As indicações de que seus produtos são patenteados caracterizam um negócio sólido e vanguardista.

Isso significa que ao mesmo tempo em que sua empresa demonstra ser detentora de conhecimento exclusivo, reflete a imagem de uma companhia atuante, de elevada capacitação e inovadora no seu segmento. Assim, as patentes funcionam como um critério que afasta concorrentes, já que aquilo que você tem ninguém poderá oferecer ao mercado.

Por outro lado, o direito de patente sobre uma mercadoria constitui um excelente argumento de marketing sobre o mesmo. Além disso, por constituir-se em instrumento de inovação, uma invenção patenteada pode conduzir à abertura de novos mercados.

Exclusividade na exploração

A legislação outorga o direito de exploração comercial exclusiva à empresa que detém a patente concedida. Desse modo, patenteando uma invenção, que como falamos pode ser um novo produto, uma melhoria, um processo, uma solução técnica, você pode impedir que organizações concorrentes façam ofereçam algo idêntico ou até mesmo que possa ser equivalente.

Você já deve ter ouvido falar de empresas que copiam um item e passam a comercializá-lo com preços menores. É isso que a patente protege. Como ela, ninguém poderá produzir, fabricar, vender ou explorar economicamente a sua invenção.

Essa é, portanto, a principal dentre as diversas vantagens da obtenção da patente de uma invenção. Literalmente, a patente transforma uma uma invenção em um patrimônio valiosíssimo. É como se fosse a recompensa pelos recursos investidos na criação e no desenvolvimento até se chegar ao novo produto.

Possibilidade de sua comercialização

A patente concedida garante que possam ser comercializados com exclusividade ou que garantam royalties para o seu detentor.

Portanto, quando você obtém uma patente que cobre um determinado produto, pode optar por fazer uso da exclusividade que lhe é devida, por força dessa concessão, ou licenciar os direitos de comercialização. Assim, esse licenciamento constitui uma autorização que você concede a um terceiro para a produção e venda do objeto coberto pelo registro.

Nesse caso, a empresa licenciada paga royalties pelos direitos que lhe são concedidos por um certo período. É difícil viver só de exploração de patentes, quando falarmos no pequeno inventor, mas isso não é nada impossível. Há algum tempo replicamos uma reportagem que falava sobre inventores que viviam dos recursos advindos de suas patentes licenciadas.

O grande segredo é, evidentemente, ter um ótimo parceiro comercial e alinhavar muito bem como funcionará a licença ou a cessão da patente, e isso uma assessoria jurídica especializada, como a realizada pelo nosso escritório Franklin Gomes Advogados, resolve, por meio da elaboração de contratos exclusivos.

Valorização do esforço despendido

A patente conferida, por todas as vantagens que apresenta, consolida a valorização de todo o esforço despendido ao longo de sua criação. Assim, considere o tempo, os custos financeiros envolvidos e a dedicação empenhados em sua realização até o momento final da concessão.

Todo esse caminho trilhado é finalmente reconhecido com a concessão de um título muito importante e valioso.

E mais. Em razão da exclusividade de exploração que é garantida ao titular de uma patente, passa a correr um tempo para que ocorra a recuperação do montante investido e uma subsequente geração de lucro. Por essa razão, a obtenção da patente funciona, ainda, como um estímulo a novas criações.

Utilização da menção de produto patenteado

Sua empresa pode aplicar ao objeto da patente uma menção de que ele se encontra protegido. Trata-se de medida concedida exclusivamente ao titular da patente.

E não é só. É crime indicar que um produto é patenteado ou possui patente quando isso não é verdadeiro.

Desse modo, uma abordagem como agregar à mercadoria o título de “tecnologia patenteada” ou “produto patenteado” oferece um benefício a mais para a estratégia de marketing que sua empresa adotar.

Procurar por mercadorias patenteadas é direcionar a busca para a qualidade, inovação. Uma associação desse tipo pode conduzir o seu produto a uma posição de destaque e de referência no mercado.

Proteção legal contra exploração por terceiros

A obtenção de uma patente envolve alguns aspectos jurídicos e confere proteção legal sobre o direito ao produto que é de sua criação. Com isso, você pode se resguardar de qualquer tentativa irregular de exploração por terceiros.

A legislação brasileira e os acordos internacionais possuem regras bem definidas, que podem ser bem esclarecidas por uma consultoria especializada. Por sua vez, as decisões judiciais estão repletas de casos de empresas condenadas por copiarem produtos patenteados.

Dessa forma, você pode defender judicialmente os seus direitos, oriundos da obtenção da patente e fazer com que sejam devidamente respeitados. Isso é uma prerrogativa do titular e inclui requerer o pagamento de indenizações por danos inclusive morais, além de apreensão de produtos.

Contribuição para a sociedade

Além das vantagens antes apontadas, a obtenção de patentes representa uma contribuição valiosa à sociedade. A razão disso reside na revelação dos aspectos técnicos íntimos do produto ou do processo que foi patenteado.

Por sua vez, essa medida contribui diretamente para a divulgação de importantes informações que podem conduzir a novos avanços tecnológicos. Assim, o conhecimento se aprimora e ganha toda a sociedade.

Essas, portanto, constituem as principais vantagens de se obter uma patente. É bom para o seu inventor, ótimo para empresa e fundamental para o desenvolvimento do país e do mundo.

Agora que você já conheceu os diversos benefícios da patente, fique por dentro de muito mais: baixe nosso ebook e saiba tudo sobre como proteger sua invenção!

No Comments

Post A Comment

Compartilhar
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Share On Linkdin
Hide Buttons