O que é uma Marca?

Quando falamos “marca” temos uma definição natural do que vem a ser esse vocábulo. Essa ideia, do senso comum, nos diz que marca é um símbolo, um sinal, um emblema, uma insígnia, uma “identidade”, etc. Marca é exatamente isso, ou seja, um sinal distintivo cuja finalidade é realmente identificar produtos e serviços.

Sua Marca é a Vitrine do seu Negócio. Ela Catalisa todos os seus Esforços. É Através dela que sua Empresa será lembrada por todos.

A melhor forma de distinguir seu produto ou o seu serviço dos demais existentes é justamente tornando-o único, especial. E o primeiro passo é atribuir uma identidade, uma marca.

 

Mas o que pode constituir uma marca? Ou melhor, o que pode constituir uma marca que pode ser registrada, já que ter uma marca e não poder registrá-la não irá garantir justamente a exclusividade?

Em linhas gerais, qualquer sinal ou combinação de sinais que tenha capacidade distintiva poderá constituir uma marca. Podem ser palavras, letras, combinação de cores, elementos figurativos (logos), nomes, numerais, bem como qualquer combinação desses sinais.

 

Para um melhor controle dos registros, as marcas são classificadas de acordo com duas grandes divisões, obedecendo dois critérios: i) quanto a sua natureza e; ii) quanto a sua forma de apresentação.

 

Quanto à natureza, são divididas em marca de produto, marca de serviço, marca coletiva e marca de certificação. Já quanto a forma de apresentação, podem ser nominativas, figurativas ou mistas.

NATUREZAOBJETIVO
icone-marca-do-produtoMarca de ProdutoDistinguir produtos de outros idênticos, semelhantes ou afins
marca-de-servicoMarca de ServiçoDistinguir serviços de outros idênticos, semelhantes ou afins
marca-coletivaMarca ColetivaIdentificar produtos ou serviços provenients de membros de um determinado grupo ou entidade
marca-de-certificacaoMarca de CertificaçãoAtestar a conformidade de produtos ou serviços a determinadas normas ou especificações técnicas
FORMAS DE APRESENTAÇÃOO QUE SIGNIFICA?
NominativaApenas palavras, ou combinação de letras ou algarismos
MistaCombina elementos nominativos e figurativos (inclusive letras estilizadas)
FigurativaDesenho, imagem, formas fantasiosas em geral
TridimensionalForma plástica distintiva e necessariamente incomum do produto
Compartilhar
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Share On Linkdin
Hide Buttons