FTO – Free to Operate

A sigla em inglês FTO significa “Free to Operate” ou seja, liberdade para operar, em tradução livre, e resume a função dessa importantíssima atividade realizada pela FG Marcas & Patentes.

“Segurança para poder explorar uma tecnologia ou produto sem violar direito de terceiros”

FTO é basicamente uma avaliação completa para entender se o que você pretende desenvolver ou explorar, seja um processo, serviço ou produto, viola direitos ligados a propriedade intelectual de terceiros, como marcas, patentes e desenhos industriais.

É fundamental que empresas entendam, dentro daquilo que já existe, o que de fato poderem explorar sem infringir direitos alheios, evitando assim riscos de ações judiciais, cujos custos, como se sabe, são extremamente elevados.

O alcance dessa avaliação dependerá da natureza do produto, serviço ou processo que se pretende explorar, bem como o local (território) onde a operação se fará presente.

FTO engloba não apenas a análise da existência de registros ou patentes de terceiros, mas também a legislação dos países onde se pretende operar, para oferecer uma opinião legal segura sobre a viabilidade da exploração.

É uma providência fundamental para tomada de decisões que envolvam a exploração de um novo negócio pela empresa ou o ingresso em nova área de atuação, que pode inclusive orientar sobre a necessidade de ajustes ou alterações no projeto original.

brasil
Compartilhar
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Share On Linkdin
Hide Buttons